sábado, 26 de junho de 2010

um olhar: grupo b

cada jogo da argentina é uma promessa de espectáculo, seja pelo que acontece à bola nos pés de messi, seja pelo facto de maradona ser o treinador mais excêntrico deste mundial, seja pela expectativa de erro do demichelis. como diz o outro maradona, enquanto os jogadores não seguirem as indicações do seu treinador, têm hipóteses de ganhar a toda a gente.
a coreia do sul jogou prático, directo e limpo. foi uma grande equipa contra a grécia, um zero contra a argentina, conseguiu os mínimos contra a nigéria. parece ter pouco corpo para enfrentar um jogo de mata-mata, mas a sua aposta é surpreender o adversário.
a grécia colocou em campo aquilo que são os restos mortais da equipa campeã europeia de 2004. não tanto pelos jogadores, mas pela mentalidade apresentada. o calendário não os favoreceu, mas também em momento algum fizeram por merecer a qualificação.
a nigéria, que foi a equipa que mais frente fez à argentina, cometeu erros crassos frente aos outros adversários (uma expulsão, um falhanço de baliza aberta). é, ainda assim, entre as equipas africanas eliminadas, aquela que parece melhor preparada para o futuro. sendo que, o seu futuro, não é agora.